Três em cada dez financiamentos imobiliários são por consórcios

Consorciados estão otimistas para a economia em 2018
7 de Fevereiro de 2018
Empresas podem obter capital de giro por meio de consórcios.
19 de Fevereiro de 2018

Consórcios imobiliários são cada vez mais populares no Brasil

Se você está com dificuldade de obter crédito ou quer fugir dos juros altos relacionados aos empréstimos bancários, saiba que não está sozinho. Milhares de brasileiros estão passando pelo mesmo problema. A boa notícia é que há uma solução: o consórcio imobiliário.

Essa modalidade de crédito está em alta e atingiu um recorde no ano passado. Cerca de 30% dos financiamentos de imóveis em todo o Brasil foram realizados por meio dos consórcios. Nesse cenário, a região Sul de destaca. Região que apresentou o maior potencial de participação de consórcio imobiliário no terceiro trimestre de 2017 segundo estudo realizado pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). Enquanto a média nacional atingiu 29,1 pontos percentuais, a média da região foi superior, alcançando 36,8%, impulsionada pelos estados do Paraná (43%) e Rio Grande do Sul (36,5%), o que significa que mais de um terço dos imóveis nos dois estados foram adquiridos por meio da modalidade. Para Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, a evolução do mercado de consórcio tem relação direta com a consciência financeira que o brasileiro vem assumindo ao longo dos anos. “Antes de comprar um bem ou contratar um serviço, o consumidor tem analisado, de forma crescente, os custos, prazos e sua efetiva necessidade imediata”. Também é importante destacar que o consumidor, mais atento e consciente sobre a essência da educação financeira, tem assumido novos com

Os números são muito superiores aos registrados, por exemplo, em 2009, quando a média de financiamentos via consórcios foi de 11%. O mercado de consórcio imobiliário, portanto, quase triplicou sua participação de mercado em nove anos. Mas qual é a explicação para isso?

Benefícios do consórcio imobiliário

A resposta está nas inúmeras vantagens da contratação desse tipo de financiamento. Os consórcios são bastante flexíveis, possuem juros menores do que aqueles praticados pelos bancos, têm prazos extensos e parcelas que cabem no bolso.

A Parceria, por exemplo, têm consórcios com prazos de pagamento de até 200 meses, e com parcelas fixas apenas para citar um exemplo.

Outros benefícios dos consórcios é que os compradores não precisam dar entrada nem arcar com o pagamento de intermediárias, que atrapalham o planejamento financeiro do cliente.

É possível ainda, no caso de consórcios imobiliários, dar lances com o dinheiro depositado no FGTS. Quem preferir pode também usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para aumentar o valor do crédito.

Por falar nisso, a carta de crédito dá ao consorciado a possibilidade de negociar a aquisição do bem à vista. Com isso, ele ganha mais poder para negociar um possível desconto ou qualquer outro tipo de vantagem na hora da compra.

A carta pode ser usada na aquisição de imóveis novos ou usados, realização de reformas, quitação de financiamentos e até mesmo no pagamento de outros consórcios.

Muitas pessoas ainda têm receio de contratar consórcios, mas essa é uma atividade regulamentada por legislação específica, e conta com a fiscalização e supervisão do Banco Central do Brasil.

Como funciona um consórcio imobiliário?

O consórcio é uma espécie de poupança em grupo. No consórcio imobiliário, uma empresa especializada nesse tipo de financiamento reúne um grupo de pessoas com o interesse de adquirir algum imóvel.

Cada participante do grupo pode parcelar a compra do produto em até 200 vezes, e começa a pagar as parcelas antes mesmo de adquirir o bem.

Todos os meses o consórcio realiza uma assembléia, quando uma cota (um participante) é sorteada para receber o imóvel. Além dele, outros participantes também recebem o imóvel por meio de lance. No lance, os consorciados oferecem um adiantamento de parcelas. Aquele que oferecer o maior adiantamento é contemplado.

O consórcio imobiliário é a solução ideal para que você realize o sonho da casa própria. Tem alguma dúvida? Entre em contato com a Parceria.


Compartilhe e faça seu comentário abaixo!

Simulador
2 Compart.
Compartilhar2
Twittar
+1
Compartilhar